terça-feira, 12 de abril de 2011

Devoção Popular

Nestes últimos dias peguei-me diversas vezes observando a fé, a devoção e a crença de muitos cristãos católicos, e notei quantas formas diferentes existem de acreditar em um mesmo Deus, em alguns a forma de crer chega a ser algo, como posso chamar, intrigante, algo que encanta e desencanta, que alucina e ilumina.
É a famosa devoção popular. É uma devoção que não se brinca, não se coloca em dúvida e tão pouco tem explicação, e longe de mim querer explicar algo imprescindível para a vivência cristã.
Existem aqueles que até colocam em discussão, ou até mesmo outras crenças e religiões chegam a tentar criar uma problemática em cima de tudo isso, mas sei lá, a devoção popular parece superar e nem abrir espaço a essas basbaquices e intolerâncias religiosas.
Que estranho e inexplicável o amor que surge, que brota e desabrocha do coração de tantas pessoas em torno de Deus que é maravilhoso e recíproco neste amor que transforma, encaminha, salva e supera a tudo e a todos.
Seria um tanto quanto tolo de minha parte colocar em discussão ou até mesmo tentar encontrar respostas a esta pratica popular. Só sei que muitas vezes ao ver e sentir a devoção destas pessoas a única atitude que me deparo é com as lágrimas correndo no meu rosto, um “calafrio” pelo corpo e uma prece elevada ao céu como agradecimento por tudo e por todos.
Como é bom sentir estas coisas, como é bom viver e reviver histórias de vida de simples pessoas que amam profundamente Deus, é gratificante e ao mesmo tempo um tapa na cara pelas tantas vezes que colocamos em questionamento nossa crença, nosso Deus e nossa vida.
Que Deus me faça crente nas pequenas coisas que realiza em minha vida, me faça esperançoso na sua grandiosidade e me faça feliz pela oportunidade de amar e amar.

Vinícius Martins Cestari

Nenhum comentário:

Postar um comentário