sexta-feira, 13 de julho de 2012

Os Fiéis nunca abandonam a Santa Romana Igreja

É um erro de definição fazer a afirmação de que os fiéis estão abandonando a Santa Romana Igreja!

Fiel é aquele que é leal, que não trai, que permanece até o fim. Quem abandona o Catolicismo são os infiéis, aqueles que, em determinado momento, por circunstâncias diversas, deixaram a fé católica e mergulharam em denominações religiosas diversas:

Não estou fazendo julgamento de “verdades”, mas constatando verdade de fatos.

São inúmeros os motivos que levam cristãos a abandonarem o Catolicismo; no âmago do abandono da fé católica, encontramos uma infidelidade a tudo aquilo em que se acreditou e que se praticou.

Nem sempre houve uma prática evangélica verdadeira que alinhasse o cristão à fé que dizia praticar.

Parece que aconteceu um descrédito por parte do cristão que não mais encontrou na fé católica aquilo que julgou ser o melhor. O critério de julgamento efetivou-se de baixo para cima, as querelas do mundo ditaram normas sobre a fé...

As questões socioeconômicas, psíquicas e estruturais também tocaram aquele coração cristão que já não mais se compromete em viver as complexas linhas da fé, puxadas e ancoradas, ao mesmo tempo, pela doutrina e pelo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A infidelidade constitui uma insatisfação de quem não se deixou possuir por algo superior a si mesmo – rompe por não mais desejar ou conseguir se sujeitar a normas ou regras, em busca de respostas imediáticas capazes de satisfazer o querer pessoal e momentâneo.

Romper com a fé católica torna-se, assim, uma mistura de fatores que envolvem verificar de forma radical como o mundo atual quer apresentar Deus, tal como ocorreu na Antiguidade, na Idade Média e na Idade Moderna.

A pregação católica não é caracterizada por proselitismo, salvo por parte daqueles que usam mal a missão de pregar. Sendo assim, o objetivo da Igreja na sua missão é levar Cristo ao coração do homem, mostrar ao homem o verdadeiro sentido da vida em Deus, sem cobrar de Deus milagres ou resultados imediatos para beneficio próprio.

É feliz quem obteve a força e a coragem para gravar em si “luck”, essa palavra do léxico inglês que mostra a sorte de encontrar a verdade, sem abandonar a própria vida.
 
Padre Egg Cabral da Fonseca Clemente

Nenhum comentário:

Postar um comentário