terça-feira, 12 de julho de 2016

Lectio Divina - Terça-feira da 15ª Semana do Tempo Comum

Envoltos pela Palavra de Deus o convite a atentarmo-nos as nossas atitudes e práticas cotidianas durante essa semana, bem como no delinear de nossa vida, torna-se ainda mais necessário quando somos convidados à experiência da confiança em Deus.
Uma experiência que nos faz abandonar as falsas alianças que fazemos e que aparentemente nos circunda de uma vã segurança, tal como nos ensina a liturgia de hoje, quando Acaz pretendia aliar-se à Assíria e fora interceptado pelo profeta Isaías que insistiu que fizesse aliança com Deus, por meio de uma segurança que garantiria a vitória, do contrário, estaria ele usurpando o lugar de Deus.
O Evangelista nos convida a adentrarmos numa profunda reflexão de quem são nos dias de hoje as cidades de Corazim, Betsaida e Cafarnaum. Um convite que ressoa vibrante em nosso coração, pois talvez sejamos nós estes que acolhem num primeiro momento a Palavra do Cristo e seguidamente cospem como pigarro por ser um convite radical a conversão, que obrigatoriamente nos faz abandonar as práticas existentes em nossa vida que nos afastam do amor e da misericórdia de Deus.
Que não sejamos Corazim, Betsaida e Cafarnaum que rejeitam e bloqueiam a ação do Santo Espírito, mas sejamos tal como Tiro, Sidon e Sodoma que se colocam na disposição à acolhida da Palavra e à conversão, conscientes da necessidade de sermos salvos.
A atitude de Isaías nos abarca da certeza de que a fé é a única garantia de estabilidade, não há outra atitude, é a fé que alarga horizonte e nos dá a tranquilidade e a certeza da salvação. O convite é claro e evidente, confiemos incessantemente em Deus, afinal nossa vida e vivência cristã não existem sem a fé que nos conduz ao amor.
Reconheçamos a obra do Espírito Santo e nos abandonemos às mãos do Criador, reconhecimento este, que nos abre uma constante alegria, mesmo quando nos deparamos com as dificuldades que a vida nos apresenta.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário