terça-feira, 26 de julho de 2016

Servir com a vida e não com devaneios ritualísticos e legalista!


Que alegria para todos nós cristãos celebrarmos a festa do Apóstolo São Tiago, mergulhando pela Sagrada Liturgia nos Mistério do Cristo e assim, abeirando-nos por meio do testemunho de fé e de martírio de Tiago, do sangue que nos faz participantes da morte do Cristo.
São Paulo, pela sua experiência, nos chama à atenção, pois traz no seu corpo, a morte de Jesus. E por essa experiência apostólica, de uma transmissão de sangue dos mártires que se dá sucessivamente, também somos nós chamados a nos entregarmos em martírio por aqueles que nos circundam, e tornarmo-nos conscientes de que também carregamos em nossa existência e em nosso corpo a morte de Cristo que nos leva a uma vivência diária do amor do Cristo por todos e cada um de nós.
E nos enganamos profundamente quando cremos que nossos devaneios ritualísticos e legalistas, nossas peripécias solenes e vazias nos fazem ainda mais próximos do Cristo, de Deus, ou ainda que todo nosso serviço, nossa doação ou nossos ministérios são garantias de um lugar especial ao lado do Pai Misericordioso. No Evangelho, Mateus recorda-nos que a garantia salvífica esta no ato de servir ao próximo, de uma entrega total pela vida dos que já não possuem mais voz, que tem suas mãos calejadas pelo tempo, as pernas já fracas pelas longas caminhadas e o cansaço já impregnado.
Olha que beleza no amor do Cristo, que vemos e vislumbramos no alto de uma cruz, no sangue que é derramado e no corpo que é entregue, e assim o é, por todos nós pecadores, que não merecemos tamanha disponibilidade sacrifical. Assumir a radicalidade do Evangelho, tal como Tiago, é abrir-se ao martírio e a oportunidade de ser bálsamo e faixas da misericórdia na vida dos nossos irmãos que estão envoltos pelas trevas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário