quarta-feira, 3 de agosto de 2016

"Dai-lhes vós mesmos de comer!"

Hoje, iniciando o mês vocacional, intensificando nossas orações a todas vocações que se colocam a serviço do próximo, somos interpelados pelo profeta Jeremias a olhar para realidade do verdadeiro e do falso profeta, dos que permanecem fieis a missão, outrora confiada, e dos que pelas mesquinharias se deixam levar facilmente e abandonam pelo caminho o que Deus confiara. É preciso uma atitude muito prudente e sábia diante das peripécias da vida, abrindo-se a percepção de que muitas as vezes anunciamos, não aquilo que revela e manifesta a Deus, mas sobretudo aquilo que enaltece o nosso super ego existencialista. Essa acaba sendo corriqueiramente uma atitude de muitos de nós cristãos que queremos seguir o Cristo, sem achegar-se aos pequenos do Reino.

Prolongar a missão do Cristo é atentar-se a multidão que busca e anseia, incessantemente, por compaixão, pela escuta, pela atenção, por um simples tocar que cura e liberta, alimenta e da vida. Mas quantos de nós não nos vemos tais como os discípulos que não querem alimentar, não querem por a "mão na massa", não querem formar, acolher, pastorear mas querem dar "pão e circo" sacramentalizando e marginalizando a fé dos que tem fome e sede.

Por isso, na aurora do mês vocacional, é preciso que abramo-nos a moção do Espírito Santo para saborear as palavras de Jesus "dai-lhes vós mesmos de comer!" e assim envolvermos do gesto fraterno da partilha que nos lança a dinâmica da misericórdia. Uma dinâmica que multiplica a graça e satisfaz os mais vulneráveis, os que se encontram afastados, excluídos ou até mesmo impedidos de abeirar-se da Misericórdia do Pai.
Que a Palavra de Deus e o testemunho de tantos vocacionados nos impulsionem na caminhada e nos faça tal como o samista dizer: "ensinai-me a fazer vossa vontade

Nenhum comentário:

Postar um comentário